O complexo das ruínas romanas de Conímbriga, no concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, vai ser o palco central do projeto cultural “Ventis Imperi”, que pretende retratar o império romano na península ibérica e no espaço europeu.

Na apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira no Museu Monográfico de Conímbriga, por um grupo de artistas que se vai constituir em associação, o diretor artístico Bruno Laborinho explicou que o programa pretende “promover o conhecimento da história e a valorização do património”.

O projeto “Ventis Imperi” (Ventos do Império) assume-se como um programa cultural e didático multidisciplinar, com valências turísticas a nível nacional e internacional, “que tem como objetivo primordial promover Conímbriga, nacional e internacionalmente, enquanto espaço culturalmente enriquecedor”.

Segundo Bruno Laborinho, o projeto visa ligar várias cidades nacionais e europeias, que se tornem parceiras, numa rota de espetáculos que retratem o império romano, através de um intercâmbio sociocultural e artístico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar do projeto ainda não ter financiamento assegurado, o diretor do “Ventis Imperi” assegurou que, nas duas últimas semanas de agosto, o antigo fórum romano de Conímbriga vai receber o espetáculo principal do evento, que se intitula Aurora, que é constituído por um grupo de atores, entre eles a atriz Rosa Villa, e artistas profissionais.

“A ideia é reconstruir o que seria a cidade e colocá-la a viver, não só com o espetáculo mas com recriações históricas”, explicou o responsável.

As cidades de Braga e Guimarães (por causa da citânia de Briteiros) já mostraram interesse em participar no projeto, que, nesta primeira fase, pode também incluir a cidade espanhola de Mérida, antiga capital da Lusitânia, embora o objetivo seja alargar o evento a outras cidades europeias fortemente marcadas pelo império romano.

Classificada como monumento nacional, Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, sendo a mais estudada no país, situando-se a 16 quilómetros de Coimbra, no concelho de Condeixa-a-Nova.