O jornalista Daniel Ricardo morreu esta sexta-feira, aos 73 anos, no Hospital de Santa Maria, onde estava internado há alguns dias, avança a revista Visão da qual era fundador. Tornou-se jornalista em 1968, ano em que desistiu do curso de Direito quando já estava no quarto ano.

Começou no jornal “A Capital”, continuando o percurso pelas revistas “Flama” e “Século Ilustrado”. Figura conhecida do jornalismo em Portugal, teve vários lugares de destaque em várias redações, tendo sido chefe de redação no “Diário de Notícias” e no “Sete”, editor de “O Diário”, jornal que estava ligado ao PCP, e editor-chefe de “O Jornal”.

A Visão ser-lhe-á sempre associada, por foi um dos seus fundadores em 1993 tendo depois escrito o livro de estilo da revista. Era até esta sexta-feira o editor executivo do Gabinete Editorial.

A partir de 1978 interessou-se pela vida académica e começou a formar jovens jornalistas. Professor do ensino secundário e do Cenjor, escritor de manuais de jornalismo como “Ainda Bem que Me Pergunta”, “Manual do Jornalista” e “O Jornalismo Explicado aos Jovens”, estes dois últimos escritos em conjunto com José Jorge Letria. Levou o interesse pelo ensino ainda mais longe, tendo coordenado a Pós-graduação em Jornalismo Muliplataforma na Universidade Nova de Lisboa.

Detentor da carteira profissional número 78, era membro do secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, pertenceu ao Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas e foi Presidente do Conselho Fiscal do Clube de Jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR