O vice-primeiro-ministro anunciou este domingo as candidaturas ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020, praticamente duplicaram as verbas disponíveis de 70 milhões de euros, considerando um sinal de confiança estes primeiros números do quadro comunitário de apoio.

Durante a visita à comitiva portuguesa presente na feira de calçado MICAM, em Milão, Itália, Paulo Portas divulgou os números do concurso ao COMPETE 2020, que abriu a 30 de dezembro e fechou sexta-feira, explicando que “estavam 70 milhões de euros disponíveis para apoios e as candidaturas representam 130 milhões de euros de procura”.

“São mais de duas mil empresas com projetos de internacionalização, muitas vezes mobilizado pelas suas associações. O que significa que nós vamos ter que fazer uma gestão obviamente criteriosa para ter uma base o mais alargada possível, mas é um sinal de confiança e um sinal muito importante que as candidaturas tenham praticamente duplicado a verba disponível”, destacou.

Na opinião do vice-primeiro-ministro, isto é o “pontapé de partida porque outros concursos se seguirão”, destacando “com bastante orgulho” aqueles que são “os primeiros números do quadro comunitário de apoio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Portas foi igualmente questionado sobre um pedido deixado por um empresário durante a ronda de visita aos stands da comitiva portuguesa na feira – apoiada pela associação do setor, APICAPPS, e pela AICEP – relativamente às regras dos auxílios dos minimis nos incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.

“[As regras dos minimis] são relativas ao anterior quadro comunitário. O novo quadro comunitário de apoio é financiamento às PME´s e baseia-se no critério de isenção”, disse apenas.