Recebido com entusiasmo por soldados num evento das Forças Armadas norte-coreanas, Kim Jong-un revelou o avião no qual se desloca. O modelo é russo — será um Ilyushin IL-62, segundo o Daily Mail — e na década de 1960 até foi a maior das máquinas que sobrevoavam os céus. Tem 53 metros e capacidade para 200 pessoas, espaço mais do que suficiente para o líder norte-coreano e a sua entourage.

O El País contou que o pai de Kim Jong-un tinha medo de viajar de avião, pelo que preferia, nas escassas vezes que atravessou as fronteiras do território, sentar-se num comboio. O sucessor não, e parece ter um gostinho especial por aviões. Em dezembro foi até publicado um vídeo onde aparece a pilotar um avião.

https://www.youtube.com/watch?v=_NIpsWBypvg

Desta vez, Kim Jong-un sobrevoou Pyongyang e observou o andamento das obras de uma nova urbanização para cientistas, que conta com inúmeros prédios de grande dimensão, nas imediações do rio Taedong. “Enquanto olhava para a magnífica paisagem da cidade de Pyongyang em constante mudança, disse que se convenceu que se as obras continuam a avançar a este ritmo será possível brevemente ver Pyongyang, a capital da revolução, como uma cidade de classe mundial invejada por todos”, pode ler-se no diário oficial daquele país, Rodong Sinmun, citado pelo El País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR