São vários os contos infantis onde o romance e a magia são inspirados em duras realidades. Servem para ditar lições, ensinar certos valores e princípios ou apenas para entreter os miúdos. Mas todas se baseiam em acontecimentos bem reais, alguns muito duros.

Conheça a origem real de cinco histórias para crianças e descubra as adaptações que sofreram, de acordo com o El Ciudadano.

Branca de Neve (Irmãos Grimm, 1812)

circa 1812:  The seven dwarves find Snow White asleep in their bedroom, from the fairy tale by the brothers Grimm.  (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é só a história de uma bela princesa que é envenenada pela terrível madrasta que ambiciosa ser a mulher mais bonita do mundo.

É a vida de Margarete von Waldeck: a nobre era filha de um senhor da Bavaria e irmã de um homem que explorava os trabalhadores de uma mina até que estes desenvolvessem deficiências físicas impeditivas que continuassem a trabalhar (os anões).

A madrasta de Margarete queria ver-se livre dela e enviou-a para Bruxelas, onde esta se apaixonou pelo príncipe Felipe II de Espanha. O sentimento não era mútuo e o príncipe mandou envenenar a mulher.

 

Cinderela (Charles Perrault, 1697)

circa 1830:  Cinderella, having tried on the glass slipper, produces its fellow.  Etching by George Cruikshank as an illustration for Grimm's 'Aschenputtel'.  (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

Era princesa, mas foi feita escrava da madrasta e das meias-irmãs. Entretanto, o príncipe organizou um baile para encontrar a mulher da sua vida e a fada-madrinha de Cinderela concedeu-lhe esse desejo. À meia-noite, a escrava tinha de estar de regresso a casa. E enquanto fugia da festa, deixou um sapato de cristal para trás que permitiu ao príncipe localizá-la. Esta é a história mágica. A real é outra.

Rhodopis era uma escrava que conquistou o homem a que servia graças à imensa beleza que tinha. O romance chegou ao conhecimento do rei, que decidiu cancelar o regime de escravatura de Rhodopis para que ela pudesse casar com o amo. Desde então, a antiga escrava conquistou uma vida de luxo.

Rapunzel (Irmãos Grimm, 1812)

rapunzel

Rapunzel foi capturada por uma bruxa assim que nasceu para que o pai não fosse acusado por ter roubado fruta para dar à mulher grávida.

A protagonista da história existiu mesmo, era a filha preferida de um comerciante do Médio Oriente. Numa tentativa obsessiva de a proteger, o pai proibiu-a de sair à rua.

Rapunzel era católica, ao contrário de toda a família e do país. Quando o pai a trancava em casa, rezava em voz alta e a vizinhança ouvia-a. Sabendo disto, o rei, muçulmano, deu ordem ao comerciante para que a matasse e ele obedeceu. Momentos depois, o pai de Rapunzel foi atingido por um raio. E desde então que Rapunzel é vista como uma mártir: Santa Bárbara.

 

Hansel e Gretel (Irmãos Grimm)

grimm

Este conto recebeu muitos nomes em Portugal, como “João e Ana” ou “A Casinha de Chocolate”. A história dos irmãos que entram numa casa desconhecida e se vêm encurralados por uma bruxa má tem um fundamento real por detrás.

O conto dos Irmãos Grimm é a história de uma cozinheira que foi acusada de bruxaria por um pasteleiro que tinha inveja das receitas dela. A cozinheira foi posta dentro do próprio forno e queimada viva. A história começou a ser contada às crianças para que eles ganhassem medo de entrar nas casas dos desconhecidos.

 

Flautista de Hamelin (Irmãos Grimm)

hamelin

Uma história real com palco na Alemanha. Durante o século XIII, a cidade de Hamelin estava infestada por ratos e um músico prometeu acabar com o problema em troca de dinheiro. A sua técnica era tocar flauta para hipnotizar os animais e levá-los para longe.

Só que o músico estava infetado com peste bubónica e acabou por deixar doentes os residentes da cidade. A maioria morreu.

Outra versão diz que a história dos irmãos Grimm é sobre um homem que assassinou várias crianças e que recrutou outras tantas para lutar nas Cruzadas.