460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

O Facebook lança os "Instant Articles" e dá mais um passo no mundo do jornalismo

Este artigo tem mais de 5 anos

O Facebook-se entra hoje ativamente no mundo da publicação de conteúdos. A rede social lança hoje a nova aplicação: os "Instant Articles" e eleva a fasquia para mobile.

4 fotos

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Facebook apresentou esta terça-feira na página oficial a nova aplicação para visualizar notícias em suporte móvel. Os Instant Articles permitem agora a visualização de conteúdo jornalístico no telemóvel ou tablet de forma mais rápida e interativa. A aplicação vai ter conteúdos apenas para os 9 parceiros escolhidos pela rede social: o New York Times, a National Geographic, o BuzzFeed, a NBC News, a The Atlantic, o The Guardian, a BBC News, a Spiegel Online e o Bild.

A aplicação ficará disponível ainda esta terça-feira nos dispositivos com sistema operativo iOS. A versão para Android sairá em breve, escreveThe Verge.

O argumento do Facebook para lançar esta aplicação é que assim os artigos são partilhados de forma mais rápida – algumas páginas que ligam a conteúdo externo demoram até 8 segundos a publicar e assim o tempo de resposta é quase nulo. Os “Instant Articles“, como o nome indica, são “Artigos Instantâneos” que carregam de forma quase automática e são elaborados pelos parceiros da rede social – que assim se lança na área editorial, ainda que por interme´dio de conteúdo alheio.

Para além de mais rápidos, os artigos vão agora conter várias características para melhorar a experiência de leitura do utilizador. Vai poder visualizar e ampliar fotos de alta resolução com gestos simples, ver os vídeos a funcionar automaticamente à medida que lê a notícia, “explorar mapas interativos, ouvir legendas audio e até mesmo gostar e comentar partes individuais de um artigo”, escreve o Facebook no seu site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo oficial dos “Instant Articles“;

Introducing Instant Articles, a new tool for publishers to create fast, interactive articles on Facebook.

Posted by Facebook Media on Tuesday, May 12, 2015

A publicação dedicada a tecnologia The Verge lançou um video que explica mais sobre os “Instant Articles”:

 

Para os produtores de notícias, esta opção tem riscos. Os leitores nunca chegam ao site original que produziu o conteúdo, perdendo oportunidades de rentabilizar as visitas. Por outro lado, o nome do site que produz os artigos (a marca distintiva) nem sempre será óbvio, o que limita o alcance do conteúdo integrado. Por fim, há o risco de que esta se torne a forma preferencial de os leitores consumirem conteúdo, afastando de vez os leitores das páginas de cada meio de comunicação.

Para limitar estes riscos, o Facebook oferece aos produtores de conteúdos o retorno publicitário integral caso seja vendido diretamente pelos autores (caso seja o Facebook a vender a publicidade, ficará com 30% do total colocado pelo anunciante). E vai também partilhar informação sobre os leitores, que é um aspeto cada vez mais importante para os produtores poderem afinar o conteúdo à audiência.

Mas a verdade é que os receios na indústria são enormes. Há analistas que acreditam que este é um passo que pode matar o trabalho dos sites noticiosos – da mesma forma que sofreu o produtor de jogos online Zynga, que construiu a sua fama sobre a plataforma Facebook e foi esmagado quando este mudou as regras de partilha e acesso à informação. Por essa razão, e pelo medo da força negocial do Facebook numa negociação futura, alguns títulos estão a entrar neste negócio com cuidado, publicando apenas uma notícia por dia. E ainda há esperança que esta jogada obrigue o outro gigante do tráfego diário – a Google – a agir de forma a promover melhor os conteúdos editoriais dos principais títulos noticiosos.

 

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.