É só um dia de descanso, por isso é de aproveitar para tratar de todos os afazeres que exigem rua e que, com as temperaturas altas, ficam mais penosos (excluímos a praia, claro está). Na próxima quarta-feira o Anticiclone dos Açores perde forças e desloca-se para Sul, deixando o ar mais respirável para quem não está estendido na areia.

Com esse recuo, explica Sandra Correia do Instituto de Meteorologia (IM), avança uma “superfície frontal fria” que passa a Norte da Península Ibérica e pode até ser preciso tirar os guarda-chuvas dos armários: “Algum período de chuva fraca e nebulosidade, um ar mais frio e vento no litoral”, prevê o IM. Mas por pouco tempo. É que a tal superfície é “fraca e vai passar rápido” e o Anticiclone dos Açores volta a aproximar-se do continente na quinta-feira, para em voltar em força e causar nova escalada da temperatura: entre os 35 e os 42 graus durante o fim-de-semana.

O anticilcone, situado a sudoeste dos Açores, faz com que o vento sopre do nordeste de Espanha para Portugal. Esse vento, esclarece a especialista “é mais quente e seco por que vem da terra”. Apesar de muito elevadas, as temperaturas são “normais” para a época.

O IM lançou para hoje o alerta mais elevado, laranja, e em Elvas os termómetros chegaram mesmo a bater nos 43 graus. Para amanhã o aviso continua, mas amarelo, com temperaturas altas a “rondar os 38 graus no Alentejo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR