As autoridades suspeitam que vários médicos foram pagos para passar receitas de medicamentos da farmacêutica Bial, recebendo em troca vales de compras. De acordo com o Jornal de Notícias, estas foram as principais conclusões das 24 buscas iniciadas na quarta-feira em instalações da Bial.

Na quarta-feira foi lançada em todo o país uma megaoperação de combate à corrupção e à fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em causa estavam “suspeitas dos crimes de corrupção ativa e passiva, burla qualificada e falsificação de documentos” e a investigação visou “entre outras, matérias relacionadas com pagamentos efetuados a título de estudos científicos mas que se reportariam à prescrição de fármacos”, informou a Procuradoria-Geral da República, através de comunicado.

De acordo com o Jornal de Notícias, em várias das 24 buscas efetuadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária foram encontrados cartões associados a dois hipermercados, com crédito de mil euros para compras, e já com alguns nomes de médicos inseridos. A investigação considera existirem indícios de que esta será uma forma de pagamento aos clínicos, como contrapartida pelas receitas.

A investigação, nascida com informação reunida no processo “Remédio Santo“, durou três anos e incluiu escutas telefónicas, vigilâncias e a colaboração de um ex-delegado de informação médica da Bial. A operação iniciada ontem serviu para procurar documentação que pudesse relacionar elementos de topo da Bial com o alegado patrocínio de pagamentos ilegais a médicos.

No mesmo comunicado, o Ministério Público informou que foram constituídos “17 arguidos, 16 pessoas singulares e uma pessoa coletiva” e que “a Bial não se encontra entre os arguidos constituídos”. As 16 pessoas singulares são todas delegados de propaganda médica da Bial. A “pessoa coletiva” em causa será uma empresa de estudos de mercado através da qual os médicos eram pagos para passar os medicamentos. Recebiam depois o pagamento pela sua alegada participação em estudos da empresa. Nenhum clínico foi constituído arguido, mas tal pode acontecer nos próximos dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR