O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro até ao final da manhã e na região sul. Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde, e sendo por vezes forte a sul do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, prevê-se vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado a forte até ao final da manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro e pequena descida de temperatura nas regiões do interior norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde e vento moderado predominando de nordeste e sendo fraco nas vertentes sul.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 18 e 30 graus Celsius, no Porto entre 17 e 22, em Bragança entre 17 e 33, na Guarda entre 15 e 30, em Castelo Branco entre 18 e 37, em Portalegre entre 19 e 37, em Évora entre 15 e 38, em Beja entre 16 e 38, em Coimbra entre 18 e 28, em Santarém entre 17 e 31, em Faro entre 23 e 31 e no Funchal entre 21 e 27.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cinco distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, informou o IPMA.

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, desde as 20h00 de quarta-feira e até às 18h00 de devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Também o arquipélago da Madeira está esta quinta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente desde as 20h00 de quarta-feira e até às 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.