Pelo menos onze pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas com a explosão de uma bomba num carro na zona de Habibiya, o bairro de maioria xiita de Sadr, situado a este de Bagdade, informou à Efe uma fonte das autoridades iraquianas.

A explosão teve lugar perto de estabelecimentos de exposição e venda de carros e causou a destruição de vários veículos que se encontravam no lugar.

Habibiya foi o cenário de vários ataques anteriores, porque é uma região muito frequentada e onde os iraquianos se deslocam para comprar e vender carros.

Além disso, encontra-se no bairro populoso de Sadr, uma cidade em que a população é maioritariamente xiita, e que tem sido fustigada por ataques de grupos sunitas radicais.

O último atentado em Sadr registou-se há dois dias quando um camião bomba explodiu no mercado popular de Yamila, causando 55 mortos e 110 feridos.

O grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado, dizendo que foi contra os xiitas, considerados hereges e fiéis ao Irão, cujo regime xiita apoia o governo de Bagdade na luta contra a organização terrorista.

O governo iraquiano aprovou no princípio da semana uma série de reformas que procuram, entre outros objetivos, aliviar as tensões sectárias entre sunitas e xiitas, acentuadas pelo conflito com o EI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR