Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Na Austrália, uma baleia que parecia sufocar com um emaranhado de plástico e linha de pesca na cabeça aproximou-se de uma embarcação e pareceu pedir ajuda aos pescadores para que lhe salvassem a vida. Um deles gravou o momento e o vídeo já está a fazer sucesso na Internet.

https://www.youtube.com/watch?v=Hc2jJLkLp8A&feature=youtu.be

Ivan Iskenderian, que trabalhava no barco, explicou que o animal se aproximou de um outro barco em busca de auxílio. Os pescadores desse barco não conseguiram ajudar a baleia porque a embarcação era demasiado alta. A baleia acabou por se afastar e aproximou-se então dos colegas de Ivan Iskenderian. Nadou ao lado e por baixo do casco e só então se acercou dos pescadores para que lhes retirassem os plásticos do corpo.

Quando já estava a salvo, a baleia nadou para longe dos pescadores. O vídeo, gravado por Michael Riggio, invadiu as redes sociais. “Inacreditável” foi a palavra que Ivan Iskenderian utilizou para descrever o sucedido ao site Metro: “não conseguimos acreditar nos nossos próprios olhos. Podíamos ver aquele olho enorme a mirar-nos. De certeza que eles não são burros”, acrescenta.

View this post on Instagram

Roseville producing the goods ????????

A post shared by Michael Riggio (@michaelriggio) on

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em fevereiro, no Havai, uma baleia de 45 toneladas ficou presa em linhas de pesca durante mais de uma semana. Foi preciso enviar uma equipa com uma faca para libertar as cordas – tendo aproveitado também para prender um pequeno sensor que permite seguir os movimentos da baleia por GPS.