Onze concelhos em Portugal apresentam este sábado risco “muito elevado” de incêndio, quase todos na zona centro do país, segundo informação publicada na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão este sábado em risco “muito elevado” de incêndio os concelhos de Arganil, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Vila de Rei, Sardoal, Mação, Gavião, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Monchique.

O risco de incêndio classificado pelo IPMA tem cinco níveis: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo. Esta classificação é atribuída com base em valores relativos à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para o dia de hoje o IPMA não colocou nenhum concelho em Portugal Continental na classificação de risco “máximo” de incêndio.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste.

A partir da tarde, prevê um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas regiões montanhosas.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Norte e Centro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR