O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira um aviso laranja para o grupo Central do arquipélago dos Açores devido a precipitação forte e trovoada.

O grupo Central inclui as ilhas da Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial. O aviso vai estar em vigor até às 08h00 de sexta-feira, referiu o IPMA.

O IPMA emite aviso laranja para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e aconselha as pessoas a manterem-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Para os grupos Ocidental e Oriental foi emitido aviso amarelo até às 08:00 de sexta-feira também devido a precipitação forte e trovoada.

O aviso amarelo representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições do tempo.

Em comunicado, o Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores sublinhou que o “impacto dos efeitos pode ser minimizado”, recomendando que as pessoas garantam a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e retirem inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criar obstáculos ao livre escoamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR