Já são conhecidos os nomes dos sete economistas que Cavaco Silva irá ouvir esta quinta-feira. São eles: Daniel Bessa, Teixeira dos Santos, Vítor Bento, João Salgueiro, Luís Campos e Cunha, Bagão Félix, Augusto Mateus. O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também será ouvido.

Dos sete economistas, quatro foram ministros das Finanças — João Salgueiro, Bagão Félix, Luís Campos e Cunha e Teixeira dos Santos, dois foram titulares da pasta da Economia: Daniel Bessa (por muito pouco tempo) e Augusto Mateus. Vítor Bento é membro do Conselho de Estado.

O grupo de personalidades que o Presidente da República pretende ouvir na quarta-feira inclui quatro antigos ministros socialistas (dois dos governos de Guterres: Augusto Mateus e Daniel Bessa e dois dos executivos de Sócrates: Campos e Cunha e Teixeira dos Santos), e dois ex-ministros de governos do PSD ou da coligação (João Salgueiro, que também foi governador do Banco de Portugal, e Bagão Félix). Vítor Bento é próximo de Cavaco Silva. 

Tal como as audiências com os banqueiros, os economistas serão ouvidos um a um. O primeiro a ser ouvido será Vítor Bento, às 10h, e o último será Augusto Mateus, às 16h30, pode ler-se no comunicado oficial da Presidência da República.

*Texto editado por Ana Suspiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR