O festival de chocolate de São Petersburgo (Rússia), que se iniciou no passado sábado, teve uma atração especial: uma réplica do presidente Vladimir Putin, feita em tamanho real. A esculturamostra o presidente russo acompanhado do seu cão Connie, tendo sido usados mais de 70 quilos de chocolate, segundo a BBC.

https://twitter.com/diss1/status/672910212454612996

Para os visitantes, ficou o aviso: podiam ver e até tirar fotografias junto à escultura, mas não podiam “tocar, lamber ou comer”. O único que o pode fazer é o próprio Vladimir Putin: segundo o site Business Insider, os organizadores do festival doarão a réplica de chocolate ao presidente russo, que poderá até comê-la, se assim quiser.

O responsável pela escultura, Nikita Gusev, já não é um novato nestas andanças – o artista russo já esculpiu em chocolate outras figuras históricas, como Estaline ou Michael Jackson. Na edição anterior, em 2014, o festival recebeu uma réplica em chocolate do Papa Francisco. Este ano foi a vez do presidente russo.

A escolha de Putin para a escultura, segundo o artista, deveu-se às características do chocolate se assemelharem à sua personalidade. “Por um lado, o chocolate é mole e maleável; por outro, pode ser muito rijo”. Tal como Vladimir Putin, considera o escultor.

Segundo o site Business Insider, a obra foi encomendada a Nikita Gusev por Mikhail Lyubchenkov, organizador do festival, que entendeu que o presidente russo devia ser imortalizado no evento. A imortalidade da estrutura dependerá, porém, dos apetites e da gula de Putin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR