Neste momento, apenas cinco radares de controlo de velocidade de Lisboa estão em funcionamento. Isso mesmo foi admitido pelo vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa esta quarta-feira, na reunião pública, onde Manuel Salgado foi questionado sobre o tema.

O vereador do PSD, António Prôa, afirmou que na semana passada fez um levantamento sobre os radares em Lisboa. “Apenas nove estarão em funcionamento”, disse o eleito, lamentando que “um sistema que devia cumprir uma função não a cumpre”. Em 2007, quando foram instalados 21 radares, a autarquia gastou 2,5 milhões de euros com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária. Ora, para o social-democrata, “a câmara tem sido incapaz de usar os radares” para esse efeito.

Na resposta, Manuel Salgado admitiu que há problemas no sistema de radares, que já chegou a estar completamente parado, entre 2014 e 2015. E até apresentou números mais baixos dos que os referidos por Prôa. Explicando que, recentemente, houve necessidade de escolher um novo software para os radares, o vereador do Urbanismo admitiu que, agora, “estão cinco radares em funcionamento” e outros “cinco em manutenção”.

Em 2007, a câmara instalou 21 radares de controlo de velocidade em artérias como a Segunda Circular, a Av. Infante D. Henrique, a Av. de Ceuta, a Av. da Índia e outras. Atualmente, segundo Manuel Salgado, existem apenas 17 destes equipamentos. Na reunião, o vereador do Urbanismo lembrou ainda que os radares são frequentemente alvo de vandalismo, pelo que a manutenção tem de ser constante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR