Quando se está numa cidade por pouco tempo — e Madrid, pela proximidade, é destino típico de viagens curtas — será vantajoso definir minimamente os afazeres à partida. Mas tal como quando a esmola é grande, o pobre desconfia, quando oferta é grande o turista atrofia. Que, é como quem diz, fica com a sensação desagradável de que tem horas a menos para possibilidades a mais.

Em Madrid, saberá o leitor, essa mesma oferta não é só grande. É enorme, especialmente no que à comida diz respeito: descobrir os restaurantes que valem, de facto, a pena conhecer na capital espanhola pode ser um cabo dos trabalhos. Assim, é de louvar quando alguém (de confiança) tem esse cabo dos trabalhos por nós. E se é de louvar, louve-se então a Metrópoli, a revista de fim de semana que é o suplemento de lazer e cultura do jornal El Mundo — e cujas capas criativas rivalizam, muitas vezes, com o seu conteúdo — que acaba de atribuir os seus Prémios Gastronómicos.

Para quem vai ou está a pensar ir a Madrid nos próximos tempos, a seleção de restaurantes/chefs/bares de tapas da Metrópoli pode ser especialmente útil. Está toda na fotogaleria, acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR