A GNR intensifica a partir de esta segunda-feira a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros com o objetivo de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de transporte.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que a operação, denominada “Tispol — Truck and Bus Operation”, decorre até domingo nas estradas com maior volume de tráfego destes veículos pesados.

Durante a operação, os militares da GNR realizam ações de fiscalização para controlar o peso e os tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação) e verificar o acondicionamento e transporte de carga e as condições técnicas dos veículos.

A GNR controla também a condução sob efeito do álcool, o uso do cinto de segurança e as infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental, adianta a corporação, sublinhando que estão mobilizados para a operação militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal.

Em 2015, a GNR fiscalizou 21.651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52 por cento (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução e repouso.

A operação decorre também em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR