Um camião e mais de uma dezena de carros armadilhados explodiram, este domingo, em simultâneo, num movimentado posto de controlo nos arredores de Hilla, 80 quilómetros a sul de Bagdad, no Iraque, provocando a morte a pelo menos 60 pessoas, 20 deles elementos das forças de segurança iraquianas, segundo novo balanço da polícia iraquiana e dos hospitais locais. O atentado já foi reivindicado pelo Estado islâmico.

Além dos 60 mortos, já contabilizados, o atentado provocou ainda ferimentos em mais de 70 pessoas. Inicialmente as autoridades tinham avançado com a informação de 29 mortos e 47 feridos.

Várias fotografias postas a circular nas edições online da imprensa mostram imagens de grande destruição em redor do posto de controlo, onde normalmente existem grandes filas. Um médico de um hospital de Hilla indicou que pelo menos 11 dos feridos estão em estado grave.

O grupo Estado Islâmico, que tem reivindicado vários ataques similares, não conseguiu manter as posições a sul da Bagdad desde que as forças de segurança iraquianas, apoiadas por milícias locais, iniciaram a resposta aos ataques jihadistas em finais de 2014. Em março de 2014, um ataque suicida perpetrado pelo EI provocou a morte a 50 pessoas e ferimentos em mais de 150.

(artigo atualizado às 15h25)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR