Quatro meses depois de ter enumerado os nomes da anterior convocatória, Fernando Santos voltou a desembrulhar uma surpresa — chamou, pela primeira vez, Renato Sanches à seleção nacional. O miúdo que, aos 18 anos, está a viver a aventura de ser titular dos titulares no Benfica na época de estreia da equipa principal dos encarnados, dá assim um valente pulo (salta diretamente dos sub-19 para a seleção nacional). “Não me façam perguntas sobre o Renato. Isso é criar um problema global. Temos que nos centrar em todos e não só no Renato Sanches. Não vamos criar ansiedade ao miúdo, vamos deixá-lo vir, naturalmente, e deixá-lo fazer as coisas”, disse, às tantas, o selecionador, ao ser confrontado, esta sexta-feira, com insistentes questões sobre o novato do Benfica.

O médio chega à seleção na última convocatória antes de Fernando Santos anunciar, lá para o final de maio, a lista dos jogadores que irá levar ao Europeu. O que equivale a escrever que não havia melhor altura para Renato Sanches se estrear nestas andanças. Ao fim de 40 internacionalizações divididas pelas seleções jovens de Portugal (duas nos sub-15, sete nos sub-16, 19 nos sub-17 e 12 nos sub-19), o miúdo de tranças no cabelo fez a sua parte: mostrou-se no campo e aproveitou a lesão de João Moutinho, que abriu a vaga na seleção para o treinador poder olhar com olhos de ver para o médio do Benfica.

As boas-vindas a Renato Sanches, no meio campo, serão dadas por nomes habituais, como William, Danilo, João Mário ou Bernardo Silva. Além dos outros que, mesmo sem o mesmo costume de aparecerem em quase todas as convocatórias, sabem o que é estar ali. E bem podem sorrir, porque estarem nesta lista diz muito de Adrien Silva, a quem a braçadeira de capitão e as ordens de Jorge Jesus têm feito bem no Sporting, e de André Gomes, que começou a época lesionado mas tem feito pela vida num Valência que se está a arrastar sem rumo em Espanha (12.º lugar no campeonato).

Na defesa não há nada de novo além da presença de Raphäel Guerreiro, o lateral canhoto que arranha o português e fará as vezes do lesionado Fábio Coentrão. O selecionador continua a preferir qualquer central trintão a Luís Neto e mantém a aposta em Vieirinha como lateral direito. Lá na frente há o regresso de Rafa Silva, uma recompensa pela forma e pelos golos (são nove) com que tem ajudado o Sporting de Braga a manter-se na luta por quatro competições. Depois há Éder, o único avançado da lista, que leva apenas dois golos marcados esta temporada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista dos 24 convocados por Fernando Santos:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dinamo Zagreb).

Defesas: Eliseu (Benfica), Raphäel Guerreiro (Lorient), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), José Fonte (Southampton), Ricardo Carvalho (AS Monaco), Vieirinha (Wolfsburgo) e Cédric Soares (Southampton)

Médios: William Carvalho (Sporting) Danilo Pereira (FC Porto), André Gomes (Valência), Adrien Silva (Sporting), Renato Sanches (Benfica), João Mário (Sporting) e Bernardo Silva (AS Monaco).

Avançados: Danny (Zenit São Petersburgo), Rafa Silva (Sporting de Braga), Nani (Fenerbahçe), Ricardo Quaresma (Besiktas), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Éder (Lille).