Um Boeing proveniente do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, despenhou-se durante a madrugada portuguesa no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, causando 61 mortos, informou um representante do Ministério para as Situações de Emergência russo.

“Um Boeing 737 despenhou-se ao tentar aterrar. Tinha 61 pessoas a bordo. Morreram todos”, disse um porta-voz do ministério, citado pela agência oficial TASS. A mesma fonte precisou que no avião seguiam 55 passageiros e seis tripulantes.

No Boeing 738 viajavam 55 passageiros (18 homens, 33 mulheres e quatro crianças) e sete tripulantes, que morreram quando o aparelho chocou contra o solo, cerca das 00:50 em Lisboa, a uns 250 metros da pista de aterragem, revelaram as autoridades aeroportuárias. O avião pertence à companhia aérea FlyDubai, segundo a agência Efe.

Dois membros da tripulação do avião tinham nacionalidade espanhola, informaram à EFE fontes consulares. As mesmas fontes indicaram que “o cônsul honorário [de Espanha] nessa cidade russa já está no aeroporto” para se encarregar da ocorrência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Agora falta a identificação e repatriação dos cadáveres quando as autoridades russas os ponham à disposição”, assinalaram as fontes consulares.

Anteriormente, o cônsul geral da Rússia no Dubai tinha informado os meios russos de que, entre os membros da tripulação, havia cidadãos estrangeiros, de Espanha e de Chipre, e que o capitão da aeronave tinha nacionalidade grega.

O aparelho, que realizou o seu primeiro voo comercial em dezembro de 2010, teve o acidente na sua segunda tentativa de aterragem, devido previsivelmente à falta de visibilidade provocada por uma densa névoa e a chuva e o vento fortes.

Quase todos os passageiros do voo FZ 981 eram cidadãos russos – com exceção de três ucranianos, um indiano e um uzbeque -, que regressavam de férias no Dubai.