Há cerca de um ano, Dan Price tomou uma decisão que o catapultou para os holofotes dos media internacionais: aumentar o salário mínimo dos 120 colaboradores que empregava na Gravity Payments para 70 mil dólares anuais (62.2150 euros), ou seja, para mais de quatro mil euros por mês, fazendo a conta a 14 meses. Este sábado, a história ganha corpo. Dan Price é um dos oradores da Go Youth Conference 2016, uma das conferências de empreendedorismo jovem mais importantes no país. O evento decorre este fim de semana, na Lx Factory, em Lisboa.

O empreendedor tem recebido vários prémios pelo trabalho que tem desenvolvido na Gravity Payments — uma empresa de processamento de pagamentos de cartões de crédito, com sede em Seattle. Foi das mãos de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, que recebeu o galardão de “Empreendedor do Ano”, pela SBA, por exemplo.

No próximo fim de semana, não é apenas Dan Price que sobe ao palco. Entre os oradores da conferência, estão nomes como o de Adam Cheyer — fundador da Siri, vendida à Apple —, David Noel — responsável pela comunicação interna da Soundcloud —, Kelsey Falter — cofundador e CEO da Poptip, aquirida pela Planatir —, Thor Fridriksson — fundador e CEO do Quizup, um dos jogos mais populares da AppStore — e Roland Grenke (cofundador da Dubmash) e Bastian Knutzen (cofundador da Movinga), dois empreendedores europeus que conseguiram alcançar uma das maiores rondas de investimento em 2015, a nível mundial.

Também confirmado para o evento está Rohan Silva, fundador e líder executivo daquela que já foi considerada a incubadora mais cool de Londres, a Second Home, que se prepara para abrir um espaço no mercado da Ribeira, em Lisboa. Este mês, ao Observador, Rohan Silva disse acreditar que a capital portuguesa tem potencial para se tornar “enorme” no setor da inovação tecnológica, já em 2016, “se o Governo [português] lançar incentivos fiscais” às empresas.

A Go Youth Conference 2016 pretende inspirar e ajudar os jovens portugueses a empreender. Nos dois dias da conferência, os jovens empreendedores nacionais terão oportunidade para ouvir e trocar ideias com alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo, podendo ainda agendar uma reunião de 10 minutos (intituladas “Pitch the Master”) com um orador à sua escolha, através do website da conferência.

O evento, patrocinado pela EY, Jerónimo Martins e OLX, incluirá ainda uma pequena feira onde estarão presentes algumas das startups nacionais que mais têm inovado no mercado, chamada “Portugal Showcase”. Os bilhetes para a conferência — que podem ser comprados no site da Go Youth — custam 35 euros, sendo que os estudantes podem adquirir bilhetes mais baratos (20€). Os bilhetes VIP (que incluem acesso a um jantar e a uma festa na discoteca K Urban Beach) custam 55 euros os grupos com mais de quatro pessoas têm um desconto de 25%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR