Rádio Observador

Hospital de São José

Hospital São José ilibado no caso da morte de David Duarte

A Inspeção-geral das Atividades de Saúde (IGAS) decidiu ilibar o Hospital São José no caso da morte de David Duarte, o jovem de 29 anos que acabou por morrer à espera de cirurgia.

David Duarte, de 29 anos, deu entrada no Hospital S. José com uma rutura de um aneurisma. Morreu à espera de uma cirurgia

Autor
  • Miguel Santos Carrapatoso

A Inspeção-geral das Atividades de Saúde (IGAS) não aponta responsabilidades aos profissionais de saúde do Hospital São José no caso da morte de David Duarte, o jovem de 29 anos que morreu em dezembro do ano passado, vítima de uma rutura de um aneurisma.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo jornal i, que cita um documento classificado como “confidencial”. Cinco meses depois da morte do jovem, o parecer da IGAS acaba por ilibar os médicos e profissionais de saúde do S. José. O princípio lógico foi este: se estes profissionais não estavam escalados para trabalhar no fim de semana em que o estado de saúde de David Duarte se agravou então não podem ser responsabilizados por não prestarem assistência ao doente.

David Duarte deu entrada no hospital na sexta-feira, 11 de dezembro de 2015, transferido do Hospital de Santarém. O jovem tinha um aneurisma cerebral e o seu estado era considerado urgente. No entanto, o São José não tinha equipa médica para assegurar a cirurgia.

A neurocirurgia-vascular era assegurada naquele hospital, aos fins de semana, sob a forma do regime de “prevenção”, mas esse regime estava suspenso desde abril de 2014 e no caso da neurorradiologia de intervenção a “prevenção” estava suspensa desde 2013, porque os médicos se recusaram a aceitar os cortes de 50% aplicados ao valor pago pelo regime de prevenção.

David Duarte foi colocado em coma induzido no domingo, depois de o seu estado de saúde ter piorado durante a noite. Na segunda-feira, acabaria por não resistir.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Hospitais

Hospital de São José em Agosto

Jaime Nogueira Pinto
1.572

Esquecendo os meus males naquela tarde de Agosto pensei no privilégio de ali estar em São José, onde a presença do Bem se ia impondo no meio do mal, onde a caridade e a eficácia superavam tudo o resto

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)