As luso-americanas Tiffany Teixeira, Miss Connecticut, e Theresa Agonia, Miss Rhode Island, participam no sábado no concurso nacional Miss Estados Unidos, em Las Vegas, no Nevada.

Em declarações ao O Jornal, de Fall River, Massachusetts, Theresa Agonia, 24 anos, considera que a presença de duas lusodescendentes na final nacional é também uma homenagem à herança portuguesa.

“A minha cultura é uma grande parte da minha vida. Estou a garantir que me mantenho fiel àquilo que sou e que falo daquilo que me é mais querido, como a minha querida comunidade portuguesa”, disse a jovem ao jornal da comunidade portuguesa.

“Acho que representa realmente aonde o nosso país chegou, e para onde caminha, o facto de eu ter duas culturas”, disse Theresa Agonia.

Os pais de Agonia vieram de Viana do Castelo para Central Falls, em Massachuchetts, há quase 30 anos. A jovem cresceu envolvida na comunidade de Rhode Island, tendo frequentado a escola portuguesa do Clube Juventude Lusitana, em Cumberland, e pertencido ao rancho Danças e Cantares, do mesmo clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agonia, que se licenciou em comunicação, foi a primeira pessoa da sua família a terminar a universidade e é vice-chefe de gabinete do presidente de câmara de Providence, Jorge O. Elorza.

A jovem tem usado o seu reinado como Miss Rhode Island para angariar fundos para uma organização contra o cancro pancreático.

“Estou focada no cancro pancreático em memória do meu pai, que faleceu de cancro em 2008. Esta é a terceira causa por cancro no país e tem uma taxa de sobrevivência de apenas oito por cento”, explicou.

Já Miss Connecticut, Tiffany Teixeira, de 24 anos, nasceu em Bridgeport e também é uma americana de primeira geração.

Teixeira é enfermeira e, no seu perfil no site do Miss EUA, diz que nos tempos livres gosta de trabalhar em carros com o pai e que o seu prato preferido é o caldo verde da avó.

A sucessora de Olivia Jordan, que venceu o concurso no ano passado, recebe uma bolsa de estudos e a oportunidade de representar os Estados Unidos no concurso Miss Universo, que acontece no final do ano.