Trata-se do sexto parque da Disney em todo o mundo e o primeiro no continente chinês. Na Ásia, existe outro em Hong Kong, uma Região Administrativa Especial da China.

Apesar da chuva, milhares de pessoas acorreram hoje ao recinto, que abriu 30 minutos antes do previsto. Muitos fizeram-no a correr, na esperança de serem os primeiros a experimentar atrações como a montanha-russa inspirada nos filmes de ficção científica “Tron”.

Situado nos arredores de Xangai, o complexo da Disney na China começou a ser construído em 2011 e tem 3,9 quilómetros quadrados.

Um castelo gigante, inspirado num cenário de um conto de fadas, preenche o horizonte.

A inauguração do projeto, com um orçamento de 5,5 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros) acontece num período em que a economia chinesa cresce ao ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, o país mais populoso do planeta “é demasiado grande para ser ignorado”, afirmou hoje, em conferência de imprensa, o chefe executivo da Disney, Bob Iger.

“Queremos deixar aqui uma mensagem. Apesar de tudo, este é o maior mercado do mundo”, acrescentou.

A ambição da Disney é apoiada por Pequim, que está a encetar uma transição no modelo económico, visando colocar maior ênfase no consumo doméstico, em detrimento das exportações.

Em Xangai e nas regiões vizinhas vivem, no conjunto, 330 milhões de pessoas.

Os parques de diversão têm crescido rapidamente no “gigante” asiático, com mais de 300 projetos financiados nos últimos anos, segundo o National Business Daily.

Só em 2015 abriram 20 recintos e outros 20 estavam em construção, de acordo com o jornal.

A Universal Pictures (em Pequim) e a DreamWorks (em Xangai) têm igualmente projetos de parques na China.