Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A imagem conta mesmo, sobretudo no mundo das maiores empresas, aquelas conhecidas mundialmente. Por isso é que elas apostam todos os trunfos num logótipo reconhecível, cativante e carismático. O lado mau da história: nem sempre um logótipo memorável é um bom símbolo. Às vezes, o desenho da marca é tão mau que nos fica gravado na cabeça como uma espécie de trauma estético.

O site Quora perguntou aos melhores designers do mundo quais são os piores logótipos de todos os tempos. Debbie Millman (chefe do departamento de marca da Escola de Artes Visuais), Jessica Fung (designer de produtos do Quora), Rikard Rodin (diretor criativo em Los Angeles) e Jesse Mellon (designer gráfico com 20 anos de experiência) foram os escolhidos pelo site para avaliar os logótipos pelo mundo fora. E os piores, dizem eles, são os das marcas mais reconhecidas no mundo.

Saiba quais são – e porque desiludem tanto os especialistas – na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR