A Parpública concluiu esta quinta-feira a subscrição de 30 milhões de euros do empréstimo obrigacionista convertível emitido pela TAP SGPS, no valor de 120 milhões de euros, previsto no Memorando de Entendimento entre o Estado português e Atlantic Gateway.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas que indica que a subscrição destas obrigações garante ao Estado português os direitos económicos de 18,75 % sobre os resultados da TAP.

Desta forma, acrescenta, o Estado português cumpre um dos pontos essenciais do acordo realizado com os parceiros privados no âmbito do processo de privatização da TAP.

Aquele ministério precisa que o parceiro privado tinha subscrito 90 milhões de euros, a 15 de março de 2016, tendo o Estado a opção de subscrever os restantes 30 milhões de euros até ao dia de hoje.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto às condições da emissão do empréstimo obrigacionista, no valor de 30 milhões de euros, tem um prazo de 10 anos e uma taxa de juro de 7,5%.

O Memorando de Entendimento entre o Estado português e a Atlantic Gateway foi assinado a 6 de fevereiro de 2016.

A 21 de maio último, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, considerou que o acordo assinado com a Atlantic Gateway para compra e venda de ações da TAP corresponde a uma estabilização definitiva da empresa.

O acordo de compra e venda de ações da TAP permite ao Estado ficar com 50% de ações da transportadora aérea, resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50% com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.