O momento aparece na conta de twitter de Simone Biles: no final da prova all-around por equipas — onde as norte-americanas ganharam a medalha de ouro — as cinco ginastas aproximaram-se de Martha Karolyi. Aly Raisman chegou mais perto e disse-lhe uma coisa ao ouvido. Martha levou as mãos à cara e começou a chorar. E ela não é mulher para essas coisas.

O que teria acontecido então? Simone Biles explicou: “Final Five [As Últimas Cinco]. Dedicámos o nome da nossa equipa à Lenda Martha, e quando lhe dissemos ela começou a chorar. Adoramo-la!”

Martha Karoly, 73 anos, coordena a equipa norte-americana de ginástica desde 2001 e vai retirar-se este ano, daí o nome Final Five, as últimas cinco atletas que Martha vai treinar.

“Sinto-me muito orgulhosa e, sim, eu chorei”, afirmou Karoly aos jornalistas, após a cerimónia de entrega de medalhas. “Não sou uma pessoa muito sentimental, mas quando ela me disse o nome da equipa, não me contive”, confessa a experiente treinadora. Em todas as olimpíadas as ginastas escolhem um nome para dar à equipa, em 2012 eram as Fierce Five.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consta que a outra vez que Martha chorou em público foi em 1976, quando Nadia Comaneci, treinada pelo seu marido Bela Karolyi, coadjuvado por si, conseguiu a primeira nota 10 da história da ginástica e venceu o all-around pela Roménia. Em 1981, depois de uma digressão da equipa romena aos Estados Unidos, Martha e Bela já não voltaram ao regime comunista de Ceausescu e exilaram-se nos Estados Unidos. Tudo o que sabiam levaram para lá. os norte-americanos aproveitaram a sabedoria.

E se Martha chorou com Comaneci, chorou agora com as suas cinco raparigas estratosféricas. Uma delas é especial. Simone Biles. Será que o casal Karolyi conseguiu treinar as duas melhores de todos os tempos?