Uma delegação oficial norte-americana reúne-se a partir de terça-feira com as autoridades turcas no âmbito de um inquérito sobre o ex-imã Fethullah Gülen, responsabilizado por Ancara pelo golpe falhado de julho, indicou esta segunda-feira uma fonte diplomática turca.

A delegação, composta por quatro elementos do departamento de Justiça e do departamento de Estado, manterá reuniões de caráter jurídico com as autoridades turcas sobre Gülen, exilado nos Estados Unidos e cuja extradição Ancara exige, um dia antes da visita à capital turca do vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, na quarta-feira, acrescentou a mesma fonte, a coberto do anonimato.

Após a tentativa de golpe de Estado, a 15 de julho, o Governo turco pediu aos Estados Unidos “a detenção urgente e a extradição” de Fethullah Gülen, residente em território norte-americano desde 1999.

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, fez no início de agosto um segundo pedido a Washington para a detenção de Gülen.

Depois das reuniões agendadas para terça e quarta-feira, uma equipa do Ministério da Justiça turco deslocar-se-á também aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos, aliados da Turquia na NATO, não mostraram pressa em agir neste caso.

O ex-imã turco de 75 anos, exilado voluntário nos Estados Unidos, negou firmemente qualquer envolvimento no golpe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR