Um bombeiro ficou ferido esta sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, quando participava no combate a um incêndio florestal na freguesia de Horta do Douro, segundo a Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse à agência Lusa que o elemento da Força Especial de Bombeiros (FEB) foi atingido por uma descarga de água do helicóptero que também estava envolvido no combate às chamas e que “foi projetado contra o solo”.

O incidente ocorreu pelas 16:05 e, pelas 17h30, o ferido, cujo estado de gravidade não foi especificado pelo CDOS, estava a ser transportado para o serviço de urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda.

O comandante dos bombeiros voluntários de Vila Nova de Foz Côa, contactado pela Lusa, adiantou que o bombeiro era considerado “ferido moderado”.

“Apresentava-se com algumas dores na zona torácica e lombar e os bombeiros [que foram chamados ao local] acionaram a ambulância de suporte imediato de vida (SIV)”, indicou Rafael Almeida.

O incêndio florestal, numa zona de mato, começou pelas 15h41 na freguesia de Horta do Douro e, pelas 17h50, estava em conclusão e a ser combatido por 18 homens e sete viaturas, segundo informação disponibilizada na página internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR