O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou este sábado a Hangzhou, Este da China, para participar na cimeira do G20, naquela que deverá ser a sua última viagem aquele país enquanto chefe do Estado.

O avião de Obama aterrou às 14h25 locais (07h25 em Lisboa) no aeroporto internacional de Hangzhou (capital da província chinesa de Zhejiang, a 170 quilómetros de Xangai), onde irá decorrer a cimeira do G20 nos dias 4 e 5 de setembro.

Hoje, no dia que antecede o início da cimeira, da agenda do Presidente norte-americano consta um encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. Será o oitavo encontro entre os dois e o quarto encontro bilateral oficial desde que ambos se reuniram pela primeira vez na Califórnia, em 2013, quando os dois líderes decidiram começar uma nova etapa das relações entre a China e os Estados Unidos.

Depois da reunião de hoje com o presidente chinês, a Casa Branca confirmou que Obama irá reunir-se no domingo, antes do arranque da cimeira, com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Obama vai encerrar a sua participação no G20 com uma conferência de imprensa na segunda-feira, último dia desta cimeira de dois dias, antes de rumar ao Laos, passando a ser no primeiro Presidente dos Estados Unidos que visita esse país asiático.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR