Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, confirmou esta quinta-feira não ter conversado com o chanceler russo, Sergey Lavrov, durante a reunião do G20, e prometeu que novas sanções à Rússia “estão a caminho”.

“Não tive qualquer conversa direta com o ministro dos Negócios Estrangeiros”, Sergei Lavrov”, explicou o chefe da diplomacia norte-americana durante uma conferência de imprensa de balanço da reunião do G20, no Rio de Janeiro, reservada a um pequeno grupo de jornalistas.

“Ouvi-o falar durante a reunião e imagino que me tenha ouvido quando falei, tal como muitos outros”, acrescentou.

O encontro no Rio de Janeiro foi a primeira vez que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos EUA e da Rússia se reuniram desde a morte na prisão, na semana passada, de Alexei Navalni, figura da oposição russa, um acontecimento que agravou as relações já deterioradas entre os dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Presente nas reuniões no Rio de Janeiro, e repetindo a tónica do dia anterior, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, afirmou que houve “múltiplas referências à morte de Alexei Navalny” e que “o ministro russo escolheu não comentar”.

Também o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse que vários membros do G20 questionaram hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, sobre a morte de Alexei Navalny, mas que este escolheu o silêncio.

“Foi discutido na mesa, algumas pessoas questionaram sobre o caso”, afirmou Josep Borrell.

Alexei Navalny, um dos principais opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Alexei Navalny, rosto da oposição a Putin, morreu após “uma caminhada” na prisão. Tinha 47 anos

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

De acordo com Blinken, a maioria dos países criticou a invasão russa da Ucrânia durante a reunião, pelo que, na sua opinião, foi uma boa oportunidade para Lavrov e a Rússia ouvirem “o que o mundo pensa da sua agressão”.

O chefe da diplomacia norte-americana confirmou ainda que o seu país está a preparar um novo conjunto de sanções contra a Rússia devido à morte de Navalni, que deverá ser anunciado na sexta-feira.

“Fiquem atentos. Elas estão a caminho”, disse.

Lavrov foi dos primeiros líderes a abandonar a reunião, tendo apenas falado à imprensa russa, seguindo para Brasília onde está previsto um encontro com o Presidente brasileiro, Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o mesmo local onde recebeu, na quarta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Em declarações à imprensa russa, citadas pela agência russa Tass, Lavrov disse que o país vai “responder com ação” às novas sanções iminentes dos EUA.

“Responderemos com ações relacionadas com o desenvolvimento da nossa própria economia, a evolução e o reforço dos laços com os parceiros que – ao contrário da minoria ocidental que continua a pensar em termos coloniais e neocoloniais – têm capacidade de negociação e constroem os seus laços económicos no interesse do seu povo, elevando o nível de vida dos cidadãos e proporcionando prosperidade”, afirmou.