A Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, acolhe, na quinta-feira, o espetáculo ‘Sobre o Mar’, com a leitura de poesia do escritor Ondjaki, desenho de António Jorge Gonçalves e música de Marcello Magdaleno e Renato Diz.

‘Sobre o Mar’ é um espetáculo que reúne a poesia do escritor angolano Ondjaki, que recebeu o Prémio José Saramago em 2013, com o som do músico brasileiro Marcello Magdaleno, na guitarra, e o desenho do artista português António Jorge Gonçalves.

O espetáculo já passou por vários festivais e eventos, como o Festival de Inverno do SESC, no Rio de Janeiro, o TEDx Luanda, em Angola, o Festival Literário Internacional de Paraty, no Brasil, e a Fundação Saramago, em Lisboa.

Para este espetáculo nos EUA, organizado pelo Arte Institute, com apoio da Embaixada de Portugal e o Instituto Camões, junta-se o convidado especial Renato Diz, ao piano.

Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977, e, além de romances e poesia, é autor de livros infantis, contos, novelas, teatro e de argumentos de cinema.

Além do Prémio José Saramago, em 2013, do prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ), em 2011, venceu este ano o Prix Littérature-Monde, da Agência Francesa de Desenvolvimento ‘Étonnants Voyageurs’, pela obra ‘Os transparentes’, na categoria literatura não francesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns dos seus livros estão traduzidos em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês e chinês.

Marcelo Magdaleno nasceu no Rio de Janeiro e, além de músico, é compositor e produtor.

Compôs diversas bandas sonoras para cinema, televisão e teatro, e está neste momento a gravar o seu primeiro disco a solo, com o titulo ‘Astronáutico’, que terá influências das suas viagens por Angola e Portugal.

O convidado especial do espetáculo, Renato Diz, é natural do Porto e mudou-se para em Nova Iorque em 2011, para estudar na New York University, onde recebeu várias bolsas de mérito e terminou a sua licenciatura com honras.

Desde que se mudou para os EUA, já participou em mais de 20 discos como pianista e dez como compositor; é autor de arranjos e produtor.

Como coautor, lançou três discos: ‘Distance Chemistry’, ‘Qarabag’ e ‘Poetics Of Sight’.