Um jovem de 18 anos foi condenado em França a três meses de prisão, com pena suspensa, depois de ter alterado o nome da sua rede doméstica de internet wi-fi para “Daesh21”. Foi denunciado por um vizinho, que temeu que o jovem estivesse associado ao grupo terrorista, algo que não se comprovou.

“Foi um ato estúpido por um jovem de 18 anos que não consegue explicar porque é que o fez”, afirmou a advogada de defesa, Karima Manhouli, que vai recorrer da decisão anunciada na sexta-feira. Segundo a Agence France Presse, via The Guardian, o jovem tinha rejeitado um acordo que o levaria a cumprir 100 horas de trabalho comunitário.

Não tendo aceitado esse acordo, o caso chegou a um tribunal de Dijon e a decisão do juíz foi de punir o jovem, ainda que com pena suspensa. Tudo começou quando um vizinho fez uma busca simples das redes wi-fi nas redondezas, encontrou aquela rede e chamou a polícia.

Segundo a advogada, “houve uma investigação e buscas, mas nada foi encontrado” que ligasse o jovem a qualquer movimento terrorista ou a qualquer célula do Estado Islâmico, também conhecido pela designação Daesh. “Não há nada que sugira que o meu cliente partilhe desta ideologia. Pelo contrário, rejeita-a veementemente”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR