A empresa de fast food McDonald’s acionou os processos legais contra Florença por a cidade não permitir que abra uma loja na praça antiga Piazza del Duomo, uma das mais famosas e visitadas da cidade. O processo contra a autarquia é de cerca de 18 milhões de euros pelas danos causados, avança o The Guardian.

Dario Nardella, o perfeito da cidade, recusou a implementação da cadeia de fast food em junho deste ano, sendo que a decisão foi confirmada no mês seguinte pelos responsáveis por preservar o centro histórico da cidade. Dario Nardella justificou a decisão alegando que pretende preservar os negócios tradicionais no coração de Florença.

“O McDonald’s tem o direito de fazer o pedido de abertura de uma cadeia em qualquer lugar, é permitido por lei, mas nós também temos o direito de dizer que não”, afirmou Nardella, acrescentando ainda que não existe qualquer tipo de conflito com a empresa, que tem restaurantes abertos noutras partes da cidade.

A praça é uma das mais antigas e ricas em arquitetura gótica e renascentista, e a implementação de cadeias de fast food iria prejudicar o conceito tradicional da mesma. Aliás, com a proliferação das cadeiras de fast food, Florença adotou uma mecanismo de licenciamento que exige aos restaurantes que queiram implementar as suas cadeias no centro histórico da cidade uma alteração nos seus menus para que usem apenas produtos típicos da cidade ou da região toscana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O novo McDonald’s seria localizado na praça Piazza del Duomo

Não só o McDonald’s como outras empresas de fast food deparam-se muitas vezes com problemas de implementação em cidades históricas e, na maioria das vezes, a sua abertura implica alterações no seu menu, no controle do lixo produzido e até na própria alteração dos desenhos das suas fachadas de negócio.

De acordo com a imprensa italiana, o McDonald’s está particularmente insatisfeito com o caso de Florença, uma vez que já havia prometido fazer grandes mudanças no seu modelo de negócio para se poder encaixar nos moldes regulamentares locais exigidos.

Um caso com a McDonald’s que levantou inúmeros protestos foi a da abertura da loja do Chiado em Lisboa.