790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Economia acelera e cresce 0,8% no terceiro trimestre

Este artigo tem mais de 5 anos

A economia portuguesa voltou a acelerar no terceiro trimestre deste ano e cresceu ao ritmo mais elevado desde, pelo menos, 2014. Em termos homólogos, economia cresceu 1,6%.

i

Matt Cardy

Matt Cardy

A economia portuguesa começou a acelerar e cresceu 0,8% no terceiro trimestre, face ao trimestre anterior. É o melhor desempenho trimestral desde, pelo menos, o terceiro trimestre de 2014, e ficou acima das previsões dos analistas. Em comparação com o mesmo período de 2015, o produto interno bruto (PIB) cresceu 1,6%, um resultado muito acima do verificado este ano, avança esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Depois de vários trimestres com taxas de crescimento residuais, a economia portuguesa voltou a acelerar. A razão, segundo o INE, é um aumento das exportações mais expressivo que aquele verificado nas importações.

O consumo privado também deu uma ‘perninha’, mas em menor dimensão, graças a um aumento das compras de bens não duradouros e serviços, enquanto que a venda de bens duradouros desacelerou, o que ajuda a manter as importações a crescer menos que as exportações neste período. Uma parte importante dos bens duradouros tem uma componente importada (como por exemplo, os automóveis).

Em termos homólogos, a economia cresceu 1,6% no terceiro trimestre do ano, o melhor registo desde o terceiro trimestre de 2015, altura em que crescia ao mesmo ritmo. Nos dois primeiros trimestres deste ano o PIB estava a crescer abaixo de 1%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes números revelam-se mais positivos que os esperados por analistas. Economistas contactados pela Agência Lusa esperavam um crescimento igual ao do trimestre anterior, à volta dos 0,3% (contas trimestre a trimestre). Na mais otimista das previsões, apontava-se um crescimento de 0,5% entre julho e setembro, quando acabou por ser de 0,8%.

O fraco desempenho da economia na primeira metade do ano levou o Governo a rever em baixa a sua previsão para o crescimento económico para 2016 de 1,8% para 1,2%. Ainda assim, o Executivo de António Costa continua a ser o mais otimista, a par da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

As previsões mais recentes da Comissão Europeia, divulgadas na semana passada, são também as mais pessimistas. Nas contas de Bruxelas, a economia portuguesa só deverá crescer 0,9% este ano, o que, a verificar-se, representaria metade do esperado no início do ano pelo Governo.

Recorde-se que no início do ano foram várias as instituições que consideraram as previsões do Governo como otimistas, apontando especialmente as projeções para o impacto da conjuntura externa, que se degradava, como um fator de risco importante e que poderia colocar em causa as metas.

A instituição mais pessimista era o FMI que esperava que a economia crescesse apenas 1,4%, menos que os 1,5% que na altura se pensava que a economia tinha crescido em 2015 (valor foi revisto para 1,6%). Esta previsão foi muito criticada pelo Governo e pelo PS, que atacaram o FMI por não ter em conta o impacto no consumo privado das medidas entretanto adotadas que davam maior rendimento às famílias, como a devolução dos salários aos funcionários públicos e a redução da sobretaxa de IRS.

No final de contas, a previsão foi revista precisamente devido a uma mais fraca procura interna porque o investimento esteve longe de responder como o Governo esperava.

Governo não está surpreendido

Se o crescimento foi superior ao esperado pelos economistas, o Governo diz que não foi surpreendido. Em comunicado, o gabinete de Mário Centeno reagiu aos números dizendo que os dados “não surpreendem”, citando indicadores de confiança e coincidentes que têm apontado para uma melhoria da atividade económica, e diz que estes novos números vão obrigar algumas instituições internacionais a reverem em alta as suas projeções.

Por comparação com a área do euro, onde o crescimento médio foi de 0,3%, apraz-nos registar que Portugal foi o país que exibiu não só o maior crescimento económico, mas, também, a maior aceleração. A incorporação destes dados nas previsões para a economia portuguesa implicará uma revisão em alta dos últimos números divulgados por várias instituições

Esta referência surge uma semana depois de o Governo ter atacado as previsões de inverno da Comissão Europeia, que reviu em baixa o crescimento económico português este ano de 1,5% para 0,9%. As previsões foram criticadas pelo Governo, que disse que não só faziam sentido, como também que em breve a Comissão ia ter de mudar essas previsões, para melhor, expressando confiança nos seus próprios números.

O Governo diz ainda que as políticas orçamentais que adotou e a estabilidade política do atual acordo parlamentar têm promovido a economia junto de trabalhadores e empresários, e justifica os ganhos com a melhoria das exportações, como diz o INE, e a evolução melhor que a esperada do mercado de trabalho.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora