O Governo holandês lançou uma investigação para tentar descobrir o que aconteceu aos destroços dos navios HNLMS De Ruyter e HNLMS Java, afundados ao largo da costa da Indonésia durante a Segunda Guerra Mundial. As embarcações, descobertas no fundo do Mar de Java em 2002, parecem ter desaparecido misteriosamente.

Em comunicado, o Ministério da Defesa holandês explicou que “os destroços dos HNLMS De Ruyter e do HNLMS Java parecem ter desaparecido completamente”. “Uma peça de grandes dimensões do HNLMS Kortenaer também parece ter desaparecido”, afirmou, citado pelo The Guardian, acrescentando que “foi iniciada uma investigação para perceber o que aconteceu aos destroços”.

Apesar dos sonares mostrarem as impressões dos navios no fundo do mar, não há sinal dos destroços. “A profanação de um túmulo de guerra é uma ofensa grave e séria”, refere ainda o comunicado do Ministério, dando assim a entender que os navios podem ter sido retirados do fundo do mar ilegalmente.

Os navios HNLMS De Ruyter, HNLMS Java e HNLMS Kortenaer foram afundados durante a Batalha do Mar de Java, a 27 de fevereiro de 1942, que resultou na derrota dos Aliados pelas forças navais japonesas. O confronto levou ainda à ocupação das Índias Ocidentais que pertenciam aos holandeses por parte dos japoneses.

A batalha provocou a morte de 2.200 pessoas, incluindo 900 holandeses. Os destroços, encontrados em 2002 por mergulhadores amadores, foram declarados túmulos de guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR