A China está a construir uma réplica exata do Titanic que irá medir cerca de 269 metros de comprimentos por 28 metros de altura e terá todas as características do barco original, incluindo a piscina, as salas, o teatro e o salão de baile. A notícia é avançada pela CNN, que cita a agência de notícias chinesa Xinhua. O projeto irá custar cerca de 136,29 milhões de euros.

A réplica está a ser construida com o financiamento do governo do condado de Daying, província chinesa de Sichuan, e será enquadrado num projeto de um empreendimento turístico. Quando for terminada, a réplica ficará permanentemente ancorada numa reserva no rio Qijiang. O projeto está já a ser pensado há cerca de dois anos, porém, as obras começaram apenas esta semana, segundo o China Daily.

O projeto conta já com uma página oficial no Twitter.

“Bem-vindo à página oficial do Novo Titanic. Fique ligado para as notícias mais recentes.”

Esta não é a primeira tentativa de fazer uma réplica exata do famoso barco. Também o bilionário australiano Clive Palmer começou com o projeto do “Titanic II”, que deveria ter sido lançado este ano, mas o mesmo acabou por ser adiado por, pelo menos, mais dois anos. A imprensa australiana avança que a empresa responsável pela construção simplesmente parou de trabalhar.