A PSP diz que está tudo preparado para garantir a segurança do jogo grande da jornada, no domingo, às 18 horas. O dérbi entre o Benfica e o Sporting vai mobilizar cerca de 600 operacionais da PSP, numa grande operação policial, num jogo que “mexe com toda a cidade”.

Na conferência de Imprensa da PSP, que teve tradução para linguagem gestual em simultâneo, o subintendente Pedro Pinto, desejou que “no fim, se fale só do jogo, um jogo intenso”.

É o dérbi da cidade, mexe com toda a cidade e tem uma envolvência muito maior do que quando o F.C.Porto visita Lisboa, por exemplo. Daí as precauções”, disse o responsável da PSP.

Na Luz são esperados 63.500 espectadores (1500 lugares não serão ocupados, por segurança), dos quais 3.400 serão adeptos do Sporting.

Para os acolher estarão as mais diversas valências da PSP, com agentes fardados, mas também à paisana e que farão um policiamento minucioso. Desde Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Divisão de Trânsito, Divisão de Segurança a Transportes Públicos, elementos da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e a Unidade Especial de Polícia, com o Corpo de Intervenção e as brigadas cinotécnicas (estarão na Luz 12 binómios).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acompanhamento das claques será monitorizado por equipas especiais e a entrada dos adeptos do clube rival será ordenada: “A entrada dos adeptos do Sporting vai ser feita por um corredor específico, que obrigará alguns adeptos do Benfica a terem de aguardar para terem acesso aos seus lugares, explicou Pedro Pinho.

Futebol mas não só…

Para além do policiamento especial para o dérbi, a PSP acautela ainda outros dois espetáculos a decorrer em Lisboa durante o domingo. Logo de manhã vai decorrer o 39.º Grande Prémio EDP, em atletismo, depois o jogo de voleibol do Benfica com o V. Guimarães, ao início da tarde, e à noite, após o jogo, a PSP ainda se preparou para monitorizar o policiamento do espetáculo de Elton John no MEO Arena.

Para além de tudo isto, o responsável da PSP lembrou a proximidade do estádio a uma grande superfície comercial, em plena época natalícia, prevendo pois um grande fluxo de pessoas naquela área. “Não temos só o dérbi para nos preocuparmos, Lisboa é uma verdadeira capital europeia, procurámos estar preparados para tudo”, realçou por fim o subintendente Pedro Pinho, para passar a palavra ao subintendente Sérgio Soares que recomendou: “Cheguem cedo ao estádio, com tempo, respeitem as indicações de estacionar onde é permitido e de preferência utilizem os transportes públicos”.