Notícia atualizada às 23h18 com as informações da PSP no fim do jogo.

Um adepto do Sporting foi detido este domingo pela posse de engenho pirotécnico e três pessoas foram hospitalizados: duas feridas por petardos, e uma por indisposição, adiantou o comissário da PSP Sérgio Soares à Lusa, que fez um balanço positivo de toda a operação policial, salientando que, no total, foi assistida uma dezena de adeptos.

“Foi detido um adepto por posse de artefactos pirotécnicos. Dez pessoas foram assistidas pelas equipas médicas e três delas foram conduzidas a unidades hospitalares. Uma senhora fora do estádio e um adepto no interior foram feridos por petardos. Outro foi hospitalizado por indisposição”, afirmou Sérgio Soares.

Num breve balanço, este comissário da PSP considerou que tanto a ida dos adeptos do Sporting para o Estádio da Luz como o regresso a Alvalade decorreu sem distúrbios.

Antes do início do dérbi, já sete adeptos tinham ficado feridos nas imediações do Estádio da Luz, segundo tinha avançado a SIC. As causas para a intervenção dos bombeiros, que prestou os primeiros socorros, não ficou clara. Os ferimentos poderiam estar ligados a confrontos entre adeptos do Sporting, avançou naquele momento uma fonte oficial da PSP ao Observador. As primeiras informações davam conta do envolvimento entre membros dos dois clubes lisboetas, que a Polícia já negou, mas a PSP também falou em “álcool a mais” e “calor” para explicar alguns dos pedidos de assistência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias pessoas tiveram de ser assistidas pelos elementos dos bombeiros, junto ao Estádio da Luz. De acordo com a SIC, haveria sete feridos naquela fase. A equipa de reportagem que estava no local começou por descrever uma cena de confrontos entre adeptos das duas equipas. Na zona onde se encontravam as claques — a chamada caixa de segurança — teria sido detetada a presença de um adepto do Benfica e a situação teria gerado alguns confrontos, momentos depois de um petardo ter rebentado, mas não era claro que estivesse ligada aos ferimentos.

Ao Observador o comissário Sérgio Soares disse que os confrontos ocorreram apenas entre adeptos do Sporting. “Naquele local não esteve nenhum adepto do Benfica. Estavam apenas adeptos do Sporting, que se desentenderam e que resultaram num elemento ferido na cabeça”. Esse adepto — sem bilhete para entrar no Estádio da Luz — dirigiu-se pelo próprio pé aos agentes da PSP que garantem a segurança do jogo pedindo ajuda. Foi encaminhado para os bombeiros e já recebeu assistência.

Em relação aos outros adeptos assistidos, o porta-voz da PSP sugere situações de “álcool a mais” ou “calor” que levaram a que se “sentissem mal” e precisassem de receber assistência. Alguns dos adeptos foram conduzidos ao hospital, mas “a maior parte quis entrar no estádio”, esclareceu Sérgio Soares.