O Presidente da China, Xi Jinping, garantiu o seu contínuo apoio para o programa de desenvolvimento da economia de Angola, numa carta enviada ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, entregou esta terça-feira a mensagem de garantia do Presidente chinês, em resposta ao pedido do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

Em declarações à imprensa, Cui Aimin disse que entregou a José Eduardo dos Santos a resposta de uma carta que havia endereçado a Xi Jinping, salientando que o chefe de Estado chinês garantiu o seu contínuo e firme apoio ao desenvolvimento económico de Angola.

“Continuaremos a ter plena confiança no Governo angolano”, referiu o diplomata chinês, salientando que o momento atual de crise que Angola enfrenta não vai afetar as relações entre os dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Continuaremos a ter grande confiança nas relações com Angola, com quem se está numa fase superior de relacionamento, depois do fórum de investimento China/Angola, que permitiu melhorar os contactos entre os dois povos e Governos”, destacou o embaixador chinês.

Cui Aimin disse o encontro serviu igualmente para abordar a cooperação económica entre os dois países, que desenvolvem uma parceria Estratégica.

No mês passado, o ministro das Finanças angolano, Archer Mangueira, acordou em Pequim mais de 7.800 milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros) de financiamento chinês para cerca de quatro dezenas de projetos de obras públicas em Angola.

O financiamento chinês a Angola ronda já os 15 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros), desde 2004, apoio que o Governo angolano pretende ver reforçado para a execução dos seus programas de desenvolvimento.