“Há um défice muito grande no apoio aos CEO [presidentes de empresas], em particular àqueles que o são pela primeira vez.” As palavras são de Carlos Oliveira, presidente da Startup Braga que, consciente dos “desafios” que os novos empreendedores enfrentam quando os seus projetos começam a crescer, lança esta quarta-feira a primeira edição da School of CEO’s, um projeto conjunto com a Escola de Executivos da Universidade do Minho (UMinho Exec).

“Vamos apresentar um programa focado nestes empreendedores que estão a ser CEO pela primeira vez e fornecer-lhes um conjunto de ferramentas, num programa prático e de curta duração, para ajudá-los a criar um contexto de competências que vão do marketing à estratégia, à vertente financeira, e que lhes permita serem mais eficientes na gestão das suas empresas, das suas startups“, afirma o presidente da Startup Braga, ao Observador.

As duas instituições criaram um “mini MBA” (Master of Business Administration), dirigido a líderes de empresas de primeira viagem, para ajudá-los a lidar com os desafios que se impõem todos os dias em áreas como a de gestão estratégica, financeira, de recursos humanos, aquisição e retenção de talento e na procura e negociação de financiamento. O objetivo é o de torná-los mais experientes, mais eficientes na administração e ensiná-los a fazer “coisas tão simples” como ler um balanço e uma demonstração de resultados.

A formação vai decorrer em regime pós-laboral na Universidade do Minho, ao longo de 60 horas, distribuídas por seis semanas e com arranque marcado para 3 de março. Dividida em três módulos, vai ser lecionada por professores da universidade e outros convidados com experiência na gestão de empresas. Cada módulo será encerrado com uma masterclass, ministrada por um convidado internacional com experiência em investimento e gestão de startups. Para, “de uma forma prática, explicar como se aplica a teoria a uma gestão do dia a dia, com casos práticos”, explica o responsável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O curso nasce “em Braga para o país”, salienta Carlos Oliveira, dirigindo-se, por isso, a empresas tecnológicas nacionais, mas também internacionais, já que será lecionado em inglês. A formação terá um custo de 900 euros para as inscrições feitas até 31 de dezembro e de 1.200 euros após esse prazo.

O programa foi trabalhado em conjunto com líderes de empresas que estão incubadas na Startup Braga, em colaboração com a Escola de Executivos da Universidade do Minho e conta com a parceria da Startup Portugal, da Portugal Ventures, da Sonae IM e da Caixa Capital.

A Startup Braga é uma das entidades no ecossistema nacional de empreendedorismo que presta apoio na pré-aceleração, aceleração e incubação de empresas. Desde a sua fundação, em 2014, já passaram pela instituição duas centenas de empreendedores, mais de 80 startups, com um volume de investimento de mais de oito milhões de euros.