Rádio Observador

Fotografia

Como uma rapariga com escoliose desafiou os típicos padrões de beleza

177

"Estou Bem" é o nome da campanha levada a cabo por Rebecca Dann, uma jovem que sofre de escoliose e que tem como objectivo mostrar que uma deformação na coluna, não invalida ser-se bonita.

Chama-se Rebecca Dann, tem 22 anos e desde os quatro que sabe que a escoliose fará parte da sua vida. No entanto não é isso, nem mesmo o facto de se deslocar através de uma cadeira de rodas, que a fazem ter menos apreço pela vida. Ainda assim o facto de viver com uma deformação visível na coluna faz com muitos “olhares de pena” sejam dirigidos na sua direção. Para combater isso criou a campanha “Estou Bem”.

O que a escoliose?

A escoliose é uma doença que deforma a coluna vertebral. Geralmente assume uma forma de S ou C. Surge normalmente na adolescência e afeta maioritariamente raparigas.

A ideia foi fotografar-se expondo a sua deformação na coluna e afirmando “estar bem”. Com este mote Rebecca, estudante de fotografia, tratou de mostrar que o facto de viver com escoliose não é o drama que muita gente imagina quando vê as suas deformações. Com fotografias, expostas no seu site, a jovem quer mostrar que além de viver bem com a sua deformação na coluna, quer desafiar o que é o entendimento da sociedade por beleza, assim como mostrar às pessoas que se sente “muito bem”.

Deixar a pena de lado

A jovem sempre se sentiu confortável na sua pele e afirma lidar de forma positiva com a sua escoliose. No entanto cada vez que saía com um rapaz, a situação tornava-se mais difícil. Rebecca contou ao A Plus que era mais o tempo que passava a tentar explicar-lhe que não havia problemas em viver com escoliose do que a desfrutar da sua companhia. Por isso resolveu lançar uma espécie de campanha, onde mostra a sua deformação vertebral sem tabus. Rebecca afirmou que as fotografias destinam-se essencialmente “a contrariar o estigma em torno da deficiência quando se trata de namoro”.

Desde que abriu as portas da sua condição física ao mundo Rebecca tem recebido inúmeras mensagens via email ou redes sociais de pessoas que admiram a sua força de vontade e a forma como olha para a sua questão física. No twitter Rebecca mostrou a quantidade de emails que tinha por ler, agradecendo ainda o apoio e carinho:

A jovem agradeceu o carinho de todos:

Percorra a fotogaleria e veja as fotografias que Rebecca expôs no seu site.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)