A criminalidade está a diminuir em Portugal. Nos primeiros nove meses de 2016 houve menos 6,5% de participações do que no ano passado e menos 10,5% de queixas relativas a criminalidade violenta. Estes dados constam de um relatório que está a ser discutido pelas forças de segurança e de que o Diário de Notícias dá conta esta segunda-feira. De acordo com o jornal, as extorsões pela internet e as burlas informáticas são os crimes que mais contrariam esta tendência de descida.

Os crimes informáticos estão a aumentar exponencialmente, segundo o relatório. As extorsões, sobretudo as de cariz sexual, cresceram cerca de 70% entre janeiro e setembro. Já as burlas tiveram um crescimento de 20%, o que se traduz em 6.800 participações neste período (mais 1.200 do que nos mesmos meses do ano passado).

Também as participações relativas a burlas que não se fizeram pela internet aumentaram 11% nos primeiros nove meses do ano. O mesmo sucedeu com os furtos de oportunidade (aumento de 14%). Quase todos os outros crimes estão em queda: assaltos a farmácias (menos 60%), roubos por esticão, assaltos a casas e a viaturas (menos 15%) e raptos e sequestros (menos 6%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR