O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, anunciou hoje um ponto final no cargo, por entender “que é muitas vezes mais importante saber sair da cena política, do que a ela se apresentar”.

De acordo com uma declaração transmitida na Câmara Municipal, à qual a Lusa teve acesso, Hermínio Loureiro (PSD), reeleito em 2013 para a presidência da autarquia, disse se tratava da conclusão “da atividade política como dirigente eleito pelos munícipes, transmitindo os destinos do concelho a outras pessoas, igualmente preparadas, no quadro previsto na legislação em vigor”.

Com a demissão da autarquia onde conta com Ricardo Tavares como vice-presidente, Hermínio Loureiro retira-se assim dos cargos que ocupa como presidente do Conselho Metropolitano do Porto, na comissão executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no conselho geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses e enquanto representante dos municípios no Conselho Nacional do Desporto, segundo fonte próxima.

“Pelas razões que exponho e pelas considerações feitas neste momento, apresento a minha renúncia do cargo de presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Solicito ainda que se inicie de imediato o processo da minha exoneração e substituição em todos os cargos e funções que desempenho por eleição ou inerência do cargo de presidente do município de Oliveira de Azeméis”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hermínio Loureiro deixou um agradecimento às várias figuras com quem trabalhou ao longo dos anos: “Respeito todos os autarcas e toda a classe política de Oliveira de Azeméis, sejam eles de que forças políticas forem e a todos agradeço o envolvimento que tiveram, comigo, ao longo destes 16 anos de trabalho autárquico, muito em especial à minha equipa de vereadores, ao meu gabinete e aos colaboradores mais próximos”, estendendo ainda os agradecimentos ao presidente da Assembleia Municipal, às Juntas de Freguesia e aos trabalhadores do município.

“Comovido e fundamentalmente grato, neste momento singular e muito difícil, o presidente Hermínio Loureiro despede-se calorosamente de todos vós. O cidadão Hermínio Loureiro, esse, está e estará onde sempre esteve, ou seja, em Oliveira de Azeméis”, realçou.

Segundo fonte próxima, Hermínio Loureiro não vai sair dos cargos que ocupa na área desportiva, em particular como vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do Comité Olímpico de Portugal.