Tradicionalmente um objectivo para qualquer construtor automóvel, ainda para mais quando se trata de um desportivo, a verdade é que deter a volta mais rápida ao traçado de Nürburgring, circuito alemão também conhecido como “a meca do desporto automóvel”, é algo que, de certa forma, atesta da capacidade do modelo que o consegue. Razão pela qual até mesmo pequenos fabricantes como a britânica Elemental Motor Company não prescindem de o tentar – no caso desta marca sedeada em Hampshire, com um renovado desportivo de dois lugares RP1.

Recentemente actualizado, o Elemental RP1 passou a exibir, entre outros argumentos, um novo pack aerodinâmico, que lhe garante um aumento da carga aerodinâmica para os 400 kg, permitindo-lhe, ao mesmo tempo, anunciar velocidades a rondar os 240 km/h. No entanto e porque velocidades deste nível de grandeza dificilmente permitem a qualquer modelo aspirar ao título de “automóvel de produção mais rápido no Nürburgring”, a startup britânica está já a desenvolver num novo kit capaz de garantir maior estabilidade e tracção, podendo mesmo chegar aos 1.000 kg de downforce!

A trabalhar nesta nova solução, em conjunto com o chefe de aerodinâmica da Elemental, Mark Fowler, está Mark Taylor, ex-McLaren F1. Este expert em aerodinâmica assegura que, com os desenvolvimentos futuros, o RP1 pode mesmo vir a conseguir gerar uma downforce na ordem dos 1.200 kg. Ou seja, o triplo da versão original.

Contudo, para conseguir alcançar o objectivo, ao RP1 não bastará uma melhor aerodinâmica; será preciso também um motor à altura. Sendo que a escolha acabou por recair num bloco 2,0 litros EcoBoost a gasolina made by Ford que, com os seus 320 cv de potência e 450 Nm de binário, garante, em conjunto com uma caixa sequencial de seis velocidade e um peso de apenas 580 kg, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 96,5 km/h (0-60 mph) em 2,8 segundos. Além de uma velocidade máxima de 265,5 km/h (165 mph).

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Opcionalmente, o Elemental RP1 pode também receber um três cilindros 1,0 litros turbo, também da família EcoBoost, a debitar 180 cv, que consegue fazer o mesmo percurso, em termos de aceleração, em 3,2 segundos, com a velocidade máxima a ficar-se pelos 233 km/h.

Para conseguir fixar um novo recorde de volta mais rápida ao circuito de Nürburgring para carros homologados para estrada, o Elemental RP1 terá de contar com um propulsor melhor; ou, pelo menos, ser capaz de fazer um tempo abaixo dos 6 minutos e 48 segundos realizados pelo Radical SR8 LM de Michael Vergers. Precisamente o modelo que detém o recorde, ainda que com a “agravante” de, ao contrário do RP1, não estar homologado para utilização em estradas do dia-a-dia, em todos os mercados onde é comercializado.

De resto e tomada em linha de conta esta “particularidade”, o recorde de “Automóvel de Produção Mais Rápido em Nürburgring” terá de ser entregue ao Porsche 918 Spyder, que, em Setembro de 2013 e com o piloto Marc Lieb ao volante, “marcou” o tempo de 6 minutos e 57 segundos.