A poucos dias do final do ano, 2016 continua a não perdoar. Depois da morte inesperada da atriz Carrie Fisher, conhecida pelo papel de Princesa Leia na saga Guerra das Estrelas, foi anunciado, na quarta-feira, que a sua mãe, Debbie Reynolds, também faleceu. A lenda de Hollywood, que ficou famosa pela participação no filme Serenata à Chuva, estava a preparar o funeral da filha quando se sentiu mal. Morreu um dia depois de Carrie, com um AVC.

Carrie Fisher e Debbie Reynolds são apenas duas das artistas que morreram em 2016, um ano que fica também marcado pelo desaparecimento de David Bowie, Prince, Leonard Cohen e, mais recentemente, George Michael. O número de mortes ligadas à Cultura tem sido tal que são muitos os que começam a temer pela saúde dos que ainda por cá andam. Na Internet, são muitos os fãs, em pânico, que apelam à salvação das suas vedetas favoritas.

Uma das que parece causar maior preocupação é Maggie Smith, que completou esta semana 82 anos de idade. No Twitter, são vários os fãs que apelam à longevidade da atriz britânica, conhecida pelos papéis da Professora Minerva McGonagall, na adaptação cinematográfica de Harry Potter, e da espirituosa condessa Violet Crawley, na série de sucesso Downtown Abbey.

https://twitter.com/PotterReacts/status/814420506543878144

“Querido 2016, não te atrevas a tocar na Maggie Smith. Por favor, mantém-te longe. Sinceramente, toda a gente”, escreveu um fã no Twitter. O site de notícias The Rowling Library, sobre J.K. Rowling e o universo Harry Potter, retweetou uma fotografia da atriz com a palavra Protego, o nome de um feitiço de proteção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma outra iniciativa, mais original, foi lançada na terça-feira (dia em que morreu Carrie Fisher) por um norte-americano. Demetrios Hrysikos decidiu criar uma campanha de angariação de fundos para proteger a sua atriz favorita: Betty White.

A campanha, intitulada “Help protect Betty White from 2016” (“Ajudem a proteger Betty White de 2016”), tem como objetivo evitar que 2016 deite as mãos à atriz de 94 anos. Caso ela esteja de acordo, Hrysikos oferece-se para “viajar até onde Betty White está e mantê-la segura até 1 de janeiro de 2017”. Não vá o diabo tecê-las.

Caso a atriz não queira “um grego estranho plantado à sua porta”, Demetrios Hrysikos irá oferecer todos os donativos ao pequeno teatro de Spartanburg, cidade da Carolina do Sul onde mora, para “ajudar a formar novas estrelas do teatro e do cinema”, preservando o legado daqueles que partiram.

A campanha termina à meia noite de 1 de janeiro e o objetivo final é reunir dez mil dólares (cerca de nove mil euros). Até agora, o norte-americano já conseguiu angariar mais de seis mil dólares (5,7 mil euros). A adesão tem sido grande, mas há quem esteja mais preocupado com a saúda da Rainha Isabel II que, pela primeira vez em 30 anos, foi obrigada a faltar à Missa de Natal por motivos de doença.

“E a Rainha Isabel II? Ela tem estado doente nas últimas semanas e estou preocupada”, confessou uma utilizadora do Twitter.