Nove meses e quatro dias depois da cerimónia que uniu Grace Kelly, a estrela de Hollywood, a Rainier III, príncipe do Mónaco, nasceu Carolina Luísa Margarida Grimaldi. A filha mais velha do casal, e irmã de Alberto e Stéphanie, não é um nome ou rosto indiferente dada a frequência com que agracia as páginas da imprensa cor de rosa. Já apelidada de “Rainha da Moda” pela revista espanhola Hola, Carolina é outra vez notícia para quem gosta de estar a par do universo da realeza: a princesa do Mónaco celebra esta segunda-feira 60 anos.

Dizem que terá herdado a apetência para a moda através da mãe, que morreu em 1982 na sequência de um acidente de viação. O certo é que, ao contrário da imagem mais clássica de Grace Kelly, Carolina depressa adotou um estilo próprio. Escreve a Hola que a princesa assumiu e personalizou diferentes tendências de diferentes décadas. Visuais poucos discretos nunca foi coisa de lhe encher as medidas e é disso exemplo a bijutaria XXL com que já chegou a ser fotografada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carolina é considerada pelo El País como uma princesa diferente, capaz de revolucionar “as fundações das velhas monarquias europeias”.

Mas as joias não eram (e não são) as únicas protagonistas desta história. Carolina também deu nas vistas pela sua coleção de acessórios, da qual fazem parte chapéus mais e menos extravagantes, gorros e lenços, entre outras peças. E quem diz (ou escreve) chapéus irreverentes, diz também estampados ousados, a fugir à sobriedade que seria expectável entre os membros da realeza. A isso acrescenta-se que Carolina é a musa do muito conhecido designer Karl Lagerfeld, de quem é também amiga chegada.

Carolina do Mónaco nasceu no seio de uma família mediática para vir a ser a sua maior estrela — o El País assegura que esta foi uma princesa rebelde, que se casou com um playboy para desgosto dos pais e que dele enviuvou demasiado cedo.

Ao todo, a princesa casou-se três vezes e teve quatro filhos. A primeira vez foi com Philippe Junot, em 1978, uma união que durou apenas dois anos (o Vaticano não lhe concedeu a anulação eclesiástica até 1992). Mais tarde deu o nó com o multimilionário italiano Stefano Casiraghi (pai dos seus três filhos mais velhos), que viria a morrer em outubro de 1990. Seguiu-se, em 1999, Ernst August (pai da filha mais nova, Alexandra).

Atualmente, Carolina vive em Monte Carlo com a filha Alexandra e é avó de três netos — o quarto deverá nascer em fevereiro.