O oitavo episódio de Stars Wars já tem nome, vai chamar-se “The Last Jedi” – O Último Jedi – e vai estrear nas salas de cinema a 15 de dezembro deste ano. O anúncio do novo filme da saga galática, assinada por Rian Johnson, foi feito no Twitter, dá conta o El Mundo.

No entanto, e sempre que o tema da Guerra das Estrelas vem a público, surgem milhares de teorias e especulações por parte dos fãs. Segundo o El Mundo, desta vez as atenções recaíram para o nome do novo filme, “The Last Jedi”. Mas afinal, o que é que se esconde por trás do título? Por que razão as letras são vermelhas? A que Jedi é que se refere? É só um? São dois? Ou são vários? As hipóteses já começam a surgir e a baralhar a cabeça de toda a gente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a quem é que se refere o último Jedi?

Os amantes da saga acreditam, a pés juntos, que o título deste novo episódio se refere a Luke Skywalker. Outros, dizem que é referente a Rey, pelo facto de no sétimo episódio, no “Despertar da Força”, ter mostrado que realmente a força estava presente em si. Outra das personagens apontada como possível Jedi é o maléfico Kylo Ren. Filho da Princesa Leia e de Han Solo, e portanto sobrinho de Luke Skywalker e neto de Darth Vader, também se poderia ter convertido em Jedi, fazendo com que esta hipótese continue em cima da mesa.

Mas as teorias não acabam aqui. Finn é mais um dos candidatos a protagonista do nome do oitavo episódio da saga.

E se o nome do filme se refere a todos e não a uma só pessoa? Tudo está em aberto.

Jedi: singular ou plural?

A palavra “Jedi” escreve-se de igual forma no singular e no plural? Esta questão tem gerado uma grande controvérsia entre os fãs. Porém, os especialistas da saga vieram a público esclarecer o assunto e deixaram bem claro que a palavra se escreve da mesma maneira tanto no singular como no plural, isto é, escreve-se “Jedi” em ambos os casos, dá conta o El Mundo.

Esta explicação só veio servir para realçar ainda mais a dúvida que paira no ar. “The Last Jedi” diz respeito ou não a uma só pessoa?

A cor das letras no nome do filme: quem vai morrer desta vez?

Em toda a história do Star Wars, só em dois episódios é que a cor das letras do título esteve a vermelho: nos episódios III e VI. Quando tal aconteceu, os dois filmes foram marcados pela morte de algumas das personagens, Padme e Anakin no terceiro episódio e Yoda e Darth Vader no sexto.

Com base nesta associação de ideias, há já quem acredite que a morte vai estar presente no próximo filme, a maioria desconfia que a vítima vai ser Luke.

No Twitter, os rumores e brincadeiras à volta do que poderá esconder o nome deste episódio já começam a correr.

“The Last Jedi” é o ponto de partida para retomar a história de Rey (Daisy Ridley) e Luke Skywalker (Mark Hamill). Para esta saga já estão confirmados também Kylo Ren (Adam River), Poe Dameron (Oscar Isaac), Maz Kanata (Lupita Nyong’o) e Finn (John Boyega). Este será o último filme que vai contar com a participação de Carrie Fisher, no papel de Princesa Leia, que morreu a 27 de dezembro na sequência de um ataque cardíaco.

George Lucas, criador da saga original de Star Wars, deixou também de estar envolvido nesta produção. O realizador vendeu à Disney a sua produtora – Lucasfilm – e passou-lhe ainda o rascunho do guião deste novo filme, que agora se encontra assinado pelo norte-americano Rian Johnson, conhecido pelos filmes “Brick” e “Looper”. J.J. Abrams, que dirigiu o “O Despertar da Força” em 2015, regressa agora apenas como produtor executivo.