Talvez, noutros tempos, comprar um produto de beleza fosse uma experiência mais emocional que implicava cheirar o produto e sentir a sua textura. Mas falamos de uma altura em que as mulheres eram religiosamente fieis à mesma gama durante anos porque, bem, também não havia muitas mais para explorar. Uma das grandes vantagens que o mundo digital nos trouxe foi o acesso a todo um universo de marcas que não se vendem fisicamente em Portugal — e que poderão, na verdade, nunca chegar a território nacional. Perante o receio de que a compra não corra bem, reunimos seis razões para perder o medo e formas seguras de comprar sem correr riscos.

Acesso a marcas internacionais que não se vendem cá

A primeira razão é óbvia: as marcas que existem à venda nas nossas lojas representam uma percentagem muito pequena de todo o universo da beleza. E para quem só compra em perfumarias, supermercados ou farmácias, o leque disponível de produtos acaba por ser muito limitado para quem gosta de explorar novas marcas. Com a expansão das redes sociais, assistimos ao aumento do desejo de poder ter produtos que são tão falados noutros países. Falamos de marcas como Jurlique, NARS, Grow Gorgeous, Joico, Origins ou Max Factor, que estão entre as mais desejadas no mundo mas que não têm representação em Portugal. Comprar online acaba por ser a única forma de as conseguir adquirir.

Saber comprar em sites fidedignos

Se, para si, comprar online significa eBay, está a fazer tudo errado. Os riscos de comprar produtos já abertos ou fora de validade são enormes. E se o preço for demasiado apelativo, é um alerta de que, eventualmente, poderá haver algum problema com o artigo em questão. Procurar sites fidedignos, com boas recomendações e licenças para venda online é o primeiro passo. E se ainda tem algum receio de comprar coisas da Ásia ou dos EUA, pode optar pelos sites portugueses que têm marcas internacionais como Skin, Look Fantastic, Sweet Care, Loja Glamourosa, Primor — uma cadeia espanhola que vende online em Espanha e Portugal — ou Fragrâncias e Cosméticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conseguir boas promoções

Uma das grandes vantagens de comprar online são as promoções a que se consegue ter acesso – muito mais apelativas do que nas lojas físicas. Sem falar na pressão inerente ao acto de comprar numa loja, com a vendedora a querer vender, o tempo na fila de espera ou as pessoas à volta. As lojas online criam promoções frequentes para atrair novos clientes e isso permite conseguir comprar produtos regulares (como desmaquilhantes, tratamentos de pele ou maquilhagem) a preços muito mais simpáticos.

Os portugueses estão cada vez mais a comprar online

O Observador falou com Billy Cole, diretor do departamento internacional de beleza do Hut Group, responsável pela expansão da loja internacional Look Fantastic (lançada em Portugal em maio de 2016 e que, neste momento, já conta com 19 sites e, até ao fim de 2017, espera chegar aos 36). Em resposta ao porquê da aposta no nosso mercado, Cole explica que já havia uma procura grande no site internacional, o que justificou a aposta numa loja em Portugal. “Portugal é um país muito atraente e com pouca concorrência em retalho para produtos de beleza premium e, pela experiência com o site internacional, percebemos que falávamos de um consumidor com sede por novas marcas. Ter um site local dá-nos a oportunidade de atrair clientes através da língua, com as formas de pagamento locais (como o multibanco) e a possibilidade de criar conteúdos exclusivos nas redes sociais através dos próprios influenciadores locais”, explica. Mas há mais razões, entre elas a confiança que o consumidor tem por haver um serviço de apoio ao cliente português.

Pesquisar sobre produtos que não conhece

Estamos a falar de marcas internacionais que, à partida, não se conhece, é certo. Mas o maior erro que pode cometer é comprar marcas ou produtos dos quais nunca ouviu falar só porque estão baratos e a embalagem parece apelativa. A grande mais valia das compras online é que tem todo o tempo que precisa para ler as informações dos produtos, procurar críticas na internet e informar-se de todos os ingredientes.

Saber comprar no meio de uma seleção tão vasta

Os sites que referimos lá em cima também vendem muitas das marcas que encontramos nas lojas físicas portuguesas. Mas saber comprar também implica saber escolher e não se deixar perder pela variedade disponível. Só o site Look Fantastic tem mais de 16 mil produtos de marcas de todos os continentes — desde a australiana Jurlique à japonesa DHC, passando pela canadiana GrowGorgeous. O ideal será focar-se naquilo que precisa e, mensalmente, escolher uma ou outra coisa nova que gostaria de experimentar. Em Portugal, os produtos mais comprados na loja Look Fantastic são, disse-nos Billy Cole, os produtos de cabelo, seguidos dos de pele e depois os de maquilhagem. Kérastase, Joico, Pixi, Origins e Sigma estão entre as mais procuradas pelos portugueses.

Na fotogaleria, em cima, veja alguns produtos e marcas que se podem comprar online em Portugal. Sem riscos.